sexta-feira, julho 29, 2011

A importância das empresas realizarem o treinamento de Brigada de Incêndio.

 A Brigada de Incêndio é basicamente um grupo organizado de pessoas que são especialmente capacitadas para que possam atuar numa área previamente estabelecida, na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio, e que também estejam aptas a prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas.

O brigadista e suas funções


Os brigadistas devem ser pessoas da própria empresa, gozar de boa saúde, boa condição física e conhecer as instalações. Deve ser treinado para ser capaz de identificar situações de emergência, acionar alarme e corpo de bombeiros, cortar energia quando necessário, realizar primeiros socorros, controlar pânico, guiar a saída das pessoas para abandono da área, combater princípios de incêndio...


 SeJa Um BrIgAdIsTa!!!

Este aqui é o Augusto, colaborador da Usimatic que veio trazer um depoimento para sua Equipe em Segurança.
Ele contou que logo depois de realizar o treinamento da Brigada de Incêndio pela Usimatic,  ajudou a salvar a vida de um rapaz que estava jogando futebol, bateu a cabeça na trave, desmaiou e logo em seguida teve uma convulsão. 
Disse que conseguiu realizar os primeiros socorros com tranquilidade, acalmar a vítima até o resgate chegar e que se não fosse seu preparo, talvez o rapaz tivesse morrido, pois as outras pessoas que estavam no local não sabiam o que fazer e o resgate demorou para chegar.
O interessante é que ele mencionou o seguinte. "É curioso, mas essa é a segunda vez que estou no local de um acidente e posso ajudar." 
Achei muito bacana esse depoimento e não vejo a hora de poder realizar esse treinamento no meu curso.




Posted by Picasa

domingo, julho 24, 2011

Você provavelmente já usou um compressor para encher bexiga, pneu de bicicleta, de carro, para tirar a poeira do seu computador e de alguns cantinhos da sua casa..



Motorista de um caminhão cai sentado na mangueira e infla feito balão.
Mas graças a Deus você nunca sofreu um acidente como Steven McCormack, um cara de 48 anos da Nova Zelândia, que sentiu na pele o que é "se encher".
Se desequilibrou e caiu sentado em uma mangueira de ar comprimido. Ela perfurou sua nádega esquerda, enchendo-o de ar, como um balão.



Ele contou que estava enchendo igual uma bola de futebol. Sentiu que ia explodir dos pés para cima. Não teve escolha, a não ser ficar deitado lá, inflando como uma bexiga.
Só sobreviveu graças a seus colegas de trabalho, que ouviram seus gritos e agiram rapidamente.
O primeiro a chegar ao local, ouviu os "gases" passando dentro de Steven e virou uma válvula de segurança para interromper o fluxo de ar. Depois, outro colega colocou o acidentado em uma posição aconselhada para primeiros socorros. O caminhoneiro saiu com a cabeça e o pescoço inchados, um dos pulmões cheio de gases e com a nádega machucada, mas sobreviveu.
Disseram-lhe que ele teve a sorte de estar vivo, depois de encher igual um balão.
Muita gente não sabe, mas um simples jato de ar comprimido pode cegar, estourar um tímpano, causar hemorragia se penetrar nos poros através de um corte na pele, empurrar ou arremessar partículas de metal ou outros materiais perigosos contra o rosto e olhos, ser fatal ao penetrar em um vaso sanguínio, pois pode interromper a circulação de sangue.
Você tem um compressor de ar comprimido em casa ou no trabalho? 
Ao usá-lo, todo cuidado é pouco!!!



quinta-feira, julho 21, 2011

Se tem uma coisa que não devemos perder são as oportunidades.

Graças a Deus esse ano minhas férias do CEDS e do curso de TST do SENAC coincidiram e desde o início do ano estava me programando para vir pra São Bernardo para estagiar na USIMATIC.
 Os dias tem sido recheados de novidades e aprendizagem: integração, chão de fábrica, processo de pintura, reunião da CIPA, funcionalidade e proteções das máquinas, fornecimento de EPIs e instruções de uso para os colaboradores, funções e tipos de extintores de incêndio, treinamento do uso do cinto de segurança tipo paraquedas, visitas na Usimatic Pinturas, entendendo o processo de cada atividade, ouvindo os colabordores, concientizando-os sobre os riscos ocupacionais, ajudando a propor melhorias, leitura da planta do projeto do bombeiro para obtenção do AVCB da firma, importância do arquivo morto, elaboração de treinamento sobre ar comprimido, treinamento de Ergonomia para os colaboradores do setor CNC... Muita conversa e troca de conhecimentos..
Um pouquinho de tudo que vi e participei até hoje. Ainda terei muito mais trabalho para desenvolver durante os dias em que estarei aqui juntamente com a equipe de Técnicos em Segurança e Saúde do Trabalho.
Vale a pena ressaltar sobre a sorte que tive de encontrar o Rafael Martins, um TST dinâmico e articulado juntamente com o estagiário Tiago..
Parabéns Usimatic e obrigada pela oportunidade de estar aqui com toda a equipe adquirindo tanto conhecimento em tão pouco tempo.
                                                            Uma fotinho para ilustrar


quinta-feira, julho 14, 2011

Convidei Nurya Ricci, dentista há 13 anos em São Paulo para falar sobre Biossegurança em Odontologia.













O cirurgião-dentista, higienista bucal e auxiliares estão expostos a grande variedade de microorganismos veiculados pelo sangue e pela saliva dos pacientes, podendo dessa forma contrair doenças e com isso ocorrer a infecção cruzada.
Infecção cruzada é a passagem de agente etiológico de doença, de um indivíduo para outro susceptível.
No consultório odontológico, são quatro as vias possíveis de infecção cruzada:

a) do paciente para o pessoal odontológico;
b) do pessoal odontológico para pacientes;
c) de paciente para paciente através do pessoal odontológico e
d) de paciente para paciente por intermediário de agentes como instrumentos, equipamentos e pisos.

Para evitarmos esses cruzamentos, muitos métodos são utilizados nos consultórios pelos profissionais, são eles:

*Limpeza de toda superfície lisa do consultório, como pias, bancadas, cadeiras, mochos e até móveis, com álcool 70%.
*Paramentação correta e completa do CD e do auxiliar, com luva, óculos de proteção, gorro, máscara e avental.
*Paramentação do paciente com avental.
*Lavagem de todos os materiais após uso, em água corrente e com detergente.
*Estrilização de todos  os materiais através de estufa ou de autoclave, seguindo determinação do fabricante.
*Imergir materias não descartáveis metálicos ou não, como produtos em látex, vidro, peças em acrílico, polietileno, nylon, teflon, etc... em solução de hipoclorito de sódio ou outra solução de acordo com a especificação do fabricante.
*Uso de sabonetes líquidos, uma vez que em barra aumentam a probabilidade de ter proliferação de microorganismos.
*Álcool gel para desinfecção, ao alcance de todos.
*Além da limpeza do chão e das paredes do consultório ( que devem ser lisos e de cor clara), com materiais de limpeza específicos.

Muitas doenças podem ser contraídas no consultório dentário causadas por vírus. São citadas principalmente: catapora, hepatite ( B, C e D), conjuntivite herpédica, herpes simples, herpes zoster, monucleose infecciosa, sarampo, rubéula, caxumba e AIDS.
Causadas por bactérias são importantes: tuberculose, sífilis, pneumonia, infecção por estafilococos, estreptococos, pseudomonas e Klebsielas.

Agora que você já conhece todos os passos que um consultório deve ter, e que um CD deve fazer, para que sua saúde seja garantida, só o que me resta é lhe desejar um ótimo tratamento dentário,  com segurança e tranquilidade para todos os envolvidos.
Núrya Ricci




Estou de volta!!

Meus queridos seguidores
Tive alguns problemas técnicos com meu computador, mas agora estou equipada novamente e prometo postar com maior frequencia.
Abraços a todos,
Patrícia Longuine.

sábado, julho 02, 2011

"Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: Use filtro solar!!"


Trabalhador improvisa um protetor solar em seu capacete de segurança.



É isso aí, trabalhador tem que se virar pra se proteger da radiação solar!!!!
Ficou curiso? Eu também fiquei!!!!
A Revista Proteção vai publicar no mês de agosto uma das fotos de aspectos curiosos, negativos ou positivos de Segurança e Saúde no Trabalho da Galeria de Imagens. Seria interessante se essa fosse a mais votada, pois ganharia força para que o protetor solar se tornesse um EPI.
Entre nesse link e participe votando na Galeria de Imagens.
Revista Proteção